top of page
  • Foto do escritorObservatório das Desigualdades

Sustentabilidade



Texto construído a partir da colaboração de Jeanne Christine Mendes Teixeira (professora do DAPGS/ CCSA/UFRN) Para ver ou ouvir clique no vídeo acima!

O conceito de sustentabilidade teve sua origem na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia em 1972. Foi a primeira conferência a abordar questões relacionadas à degradação ambiental. O termo sustentabilidade refere-se a busca de equilíbrio entre a qualidade ambiental do planeta e a qualidade de vida das populações, de modo a evitar o esgotamento dos recursos naturais.

Este modo de abordar o tema sustentabilidade está atrelado ao conceito de desenvolvimento sustentável. Conceito este, que só veio a ser concebido a partir do Relatório Brundtland, intitulado: Nosso Futuro Comum, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e publicado em 1987. De acordo com o relatório, o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades.

Anos mais tarde - especificamente em 1992 – ocorreu, no Rio de Janeiro, a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92 ou Rio-92. Nela, tornou-se mais evidente o conceito de desenvolvimento sustentável. De modo geral, pode-se dizer que buscar um desenvolvimento sustentável é um meio de se chegar à sustentabilidade. A sustentabilidade busca manter o equilíbrio entre as dimensões social, ambiental e econômica. A dimensão econômica refere-se a busca por um modelo que explora os recursos naturais de forma sustentável. A dimensão ambiental, por sua vez, busca a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais. Por fim, a dimensão social visa a elaboração de propostas que gerem bem-estar e reduzam as desigualdades sociais.

A questão da redução das desigualdades sociais está bem representada no décimo objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que contém 17 objetivos e 169 metas de desenvolvimento sustentável. Uma das metas referentes à redução das desigualdades é a de promover a inclusão social, econômica e política de todas as pessoas, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra. A partir dessa perspectiva, temos atualmente diversas ações no âmbito da responsabilidade social que buscam, por meio de ações de inclusão social, a redução das desigualdades.

Quer saber mais? Leia:

Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Relatório Brundtland. Nações Unidas no Brasil. 1987. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente. Acesso em: 05 out. 2020.

Agenda 2030.Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nações Unidas no Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 05 out. 2020.







7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page