top of page

Cursos, Conversatórios e eventos

O observatório realiza dois cursos anuais, além de eventos e outros encontros. São eles: “Desigualdades e Ações Públicas” e “Conversatório – Descomplicando Gênero”. 

Os Conversatórios “Descomplicando Gênero (1ª edição)” e “2ª Edição do Conversatório – Descomplicando Gênero e Sexualidades: a contribuição dos Movimentos LGBTQI+” (2ª edição) foram realizados, respectivamente, em 2020 e 2021. No total, foram ofertadas 135 vagas, em suas duas edições. Seu formato combinou aulas remotas e lives, sendo que parte expressiva deste conteúdo está disponibilizado no quadro a seguir.  

Já o curso “Desigualdades e ações públicas” foi ofertado de forma remota, em 2020 e 2021 e, em 2022, sua primeira edição presencial ocorreu entre junho e julho. O curso é uma espécie de guarda-chuva dos diversos cursos realizados pelo Observatório. No total, foram ofertados seis cursos que integram este guarda-chuva, com 370 vagas no total, considerando todas as suas edições.  

O quadro a seguir traz uma síntese dos cursos ofertados, assim como permite acessar os conteúdos que estão disponíveis para acesso público em nossas redes sociais e canal youtube.

​

Conversatório – Descomplicando Gênero  

​

1ª edição: Descomplicando Gênero

2ª edição: Descomplicando Gênero e Sexualidades: a contribuição dos Movimentos LGBTQI+ 

3ª Edição: Descomplicando Gênero: Feminismos Decolononiais (previsto para segundo semestre de 2022) 

​

Curso - Desigualdades e ações públicas para o Enfrentamento  

​

1ª edição: Desigualdades e ações públicas

2ª edição: O território importa

​

Cursos de extensão (integrado ao ensino e/ou a pesquisa)

​

1º - Revisão do Plano Diretor de Natal: possibilidades e desafios para aliar planejamento governamental e enfrentamento às desigualdades; 

2º - Planejamento Público Participativo: Possibilidades e desafios para a promoção dos Direitos Humanos e enfrentamento às desigualdades. 

3º - Desigualdades educacionais: barreiras e possibilidades para a efetivação de direitos humanos. 

4ª edição: Meio ambiente, desigualdades e ações públicas (curso ofertado na modalidade presencial, no primeiro semestre de 2022) 

​

Outros:

 

OBSERVAPESQUISA: políticas públicas para enfrentar desigualdades no Rio Grande do Norte (curso ofertado na modalidade presencial, no primeiro semestre de 2022) 

Monitorando as desigualdades (curso ofertado na modalidade presencial, no primeiro semestre de 2022) 

​

3ª Edição do Conversatório – Descomplicando Gênero: Feminismos Decolononiais (curso ofertado na modalidade presencial, no primeiro semestre de 2022)

​

Parte desses cursos envolveu a integração ensino e extensão. Isso porque o Observatório das Desigualdades é um projeto integrador da extensão, do ensino e da pesquisa, o que significa que ele possui projetos de pesquisa e de ensino vinculados a ele. Para integrar os projetos de ensino e de extensão foram realizados cursos de curta duração “acoplados” nas disciplinas ofertadas por sua coordenadora na graduação em Administração, com oferta de vaga para a extensão e que serviram como subsídio para desenvolvimento de conteúdo para o projeto Microfone Aberto, que foi lançado em 2022, e que abordamos nas próximas páginas.    
Finalmente, há também os eventos do Observatório, em parceria com outros entes. Nos três últimos anos, o Observatório realizou um conjunto de eventos de extensão, abordando temas importantes da agenda contemporânea, a exemplo da lei de cotas, o papel da comunicação para enfrentar desigualdades, crises políticas na América Latina e as representações de gênero nas artes.

​

Para monitoramento:

​

Trata-se de uma iniciativa que está em formatação. Seu objetivo é democratizar o acesso a informações para o monitoramento das desigualdades, em uma perspectiva multinível (RN, NE e Brasil). O projeto é coordenado pelo docente Cassiano Trovão (DEPEC/UFRN) e conta com parcerias com os Departamentos de Demografia e Ciências Atuariais e de Serviço Social da UFRN, além do IBGE.
Com essa iniciativa, pretende-se estabelecer os indicadores que serão disponibilizados por meio do projeto, Além de desenvolver uma interface digital para disponibilização dos dados e dos indicadores, de acesso público e gratuito. E, ainda, subsidiar o relatório anual dos Observatórios das Desigualdades, apresentando os principais indicadores e dados para acesso público e gratuito. Finalmente, pretende-se realizar atividades de formação de pessoas interessadas no uso dos indicadores utilizados pelo projeto, por meio de cursos de extensão.
Clique aqui e aqui para visualizar algumas das produções preliminares do projeto.
 

Em 2023 o site do projeto estará pronto. Aguarde mais informações!

bottom of page